O Colégio Galois é uma instituição de ensino que nasceu em Brasília, no ano de 1996, a partir do sonho de três grandes mestres. Nasceu pequeno, mas com nome de gente grande – Evariste Galois – matemático francês - e de grande instituição: Instituto. Aí está o INSTITUTO EVARISTE GALOIS, ou simplesmente Galois, conforme foi consagrado pelo jeito simples dos jovens.


Em 1997 e em atendimento a toda a comunidade, o Galois tornou-se um Pré-Vestibular completo. Do encontro dos melhores alunos, mestres, espaço físico e dos maiores sonhos, veio o sucesso: em 1998. Das 30 vagas para o curso de Medicina, 29 foram preenchidas por alunos do Galois.


Em 1999, foi criado o Colégio Galois, escola de Ensino Médio. Como já nasceu glorioso, repetir o sucesso de aprovação nos vestibulares foi apenas consequência.

 

A marca Galois tornou-se sinônimo de excelência em ensino.

 

Acreditando que o tempo de convivência do estudante com os fundamentos do jeito Galois de ensinar proporciona melhores resultados, o Galois ampliou sua área de atuação. Em 2004 dá início ao Ensino Fundamental II, fundando 8º e 9º ano e criando a Escola Fazenda, onde vivenciam, de fato, questões ambientais e aprendem, concretamente, resolver pequenos problemas cotidianos. Em 2006, amplia-se a atuação para o 6º e 7º ano. Em 2008, lança-se o Le Petit Galois, com o Ensino Fundamental I, 1º ao 5º ano, com o compromisso de desenvolver método de ensino diferenciado, valorização da consciência ambiental e da cidadania, como muito amor e carinho. Em 2014, surge o Galois Infantil de 1 ano e 3 meses a 5 anos, com uma proposta sociointeracionista, promovendo a formação e desenvolvimento completo da criança, tornando-os pessoas únicas e inseridas ao contexto social. Em 2017 o Le Petit Galois amplia o ensino oferecendo a Educação Infantil.


O Galois desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético dos alunos, possibilitando que se tornem, de fato, cidadãos – agentes do processo social e autores do próprio destino. Esses objetivos estão plenamente incorporados em todos os planos do nosso trabalho pedagógico, materializando-se num currículo consistente, na ação educativa cotidiana dos docentes e, de forma mais ampla, na execução de um projeto fundamentado em três pilares: o cognitivo, o formativo e o espiritual.

 

Pilares

Todas as atividades do Colégio Galois estão baseadas em três pilares: o cognitivo, o formativo e o espiritual.

  • Cognitivo: Permitir ao estudante ampliar conhecimentos acadêmicos e criar o hábito de estudar e de pesquisar.
  • Formativo: Arraigar valores elementares, indispensáveis à vivência diária: respeito, responsabilidade, ética, docilidade, honestidade, veracidade.
  • Espiritual: O Galois é uma escola LAICA, porém declaradamente Católica Apostólica Romana. Garantir a relação humana entre a criação e seu Criador, permitindo ao aluno estabelecer um vínculo de pertence com o mundo.



MISSÃO

Formar cidadãos por meio da construção do conhecimento, com seriedade e respeito à individualidade, preparando-os para que se tornem íntegros, éticos e comprometidos com a família, a sociedade e o país.


VISÃO

Ser líder e referência nacional e mundial no segmento de educação quanto à aquisição de conhecimento, formação de valores e amor a Deus.


VALORES

I Responsabilidade Organizacional, Social e Ambiental: assumir as responsabilidades pelos resultados de nossas ações, junto à sociedade e ao ambiente, gerando confiança na qualidade do trabalho e atualização permanente.
II Integridade: comprometer-se plenamente com os resultados, cumprindo o que se propõe a fazer.
III Formação Cristã: ser presença evangelizadora inserida no mundo da educação, considerando os preceitos católico-romanos.
IV Estímulo à criatividade: valorizar e respeitar as diferenças individuais, construindo isso com harmonia, disciplina e concentração, a fim de desenvolver ou aprimorar soluções inovadoras.
V Excelência: superar os objetivos pretendidos, sem perdas ou desperdícios de recursos, tempo e energia.
VI Resiliência: assimilar, de forma madura e capaz, as situações negativas, mas com controle emocional suficiente para buscar formas de contorná-las.
VII Capacidade de autossuperação: realizar investimento próprio na ampliação e no domínio de novas atitudes, habilidades e conhecimentos.
VIII Ética: seguir os princípios morais, por meio de um comportamento adequado e honesto, em qualquer situação deparada.