A junção da teoria à prática.

Projeto Integrador Asa Sul

 

 

“...é função da escola propiciar aos educandos espaços pertinentes de leitura, decompondo estes ambientes em situações lúdicas de aprendizagem.”

 

O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

A escolha do tema para nortear as atividades pedagógicas em 2017 visa contribuir para o desenvolvimento da criança, além de ser um recurso de entretenimento capaz de trabalhar a formação de valores dentro e fora do espaço escolar.

 

Ao se questionar sobre a formação do caráter e da conduta da criança em sala de aula, percebe-se que há necessidade de se inserir a literatura na formação intelectual e moral dos educandos; sendo do gênero textual, tanto as fábulas, quanto os contos e as histórias poderão ser utilizados como alternativas no desenvolvimento infantil.

O contato com as histórias infantis oportuniza as crianças ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida, visto que ouvir e ler histórias abrange entranhar-se num mundo curioso, carregado de surpresas, que diverte e ensina.

Os contos são relevantes para a vida das crianças, visto que, por intermédio dos conteúdos e das histórias neles inseridas, as crianças percebem que é possível vencer obstáculos que se apresentem em seu cotidiano, e que podem sair vitoriosas. Esse fator ocorre porque ao longo da trama, a criança vai se identificando com as personagens e vivificando a história. Conceitos, valores, costumes, inveja, morte, envelhecimento, a luta entre o bem e o mal; os conflitos internos importantes e concernentes aos seres humanos, são evidenciados nos contos tendo como finalidade oferecer desfechos otimistas ao leitor.

Tanto os contos como as fábulas são referenciais para as crianças elaborarem conhecimentos e condutas que ajudam a lidar com seus medos, desejos, amores e ódio, e outros, conceitos que na sua imaturidade apresentam-se amedrontados e insolúveis.

A criança necessita que lhes seja dado os direcionamentos simbólicos de como deve agir no meio em que vive, para que então possa amadurecer com segurança. Nos dias atuais mais que em tempos passados, a criança precisa da confiança oferecida pela imagem do adulto explicitado nos contos de fadas seja ele moderno ou não, a criança por meio de suas experiências com o mundo da fantasia é capaz de estabelecer relações significativas e compensadoras com o mundo que o cerca.

 

A fantasia e a magia de uma história encantam e despertam as imaginações da criança e, com isso, criam condições favoráveis para o desenvolvimento de uma mente criativa e inventiva.

 

Objetivos Gerais

 

- Promover o estímulo à escuta, à contação e a leitura de fábulas, contos e histórias;

- Permitir ao estudante a habilidade de analisar e apresentar a criticidade a despeito das obras;

- Permitir o jogo da subjetividade no universo infantil;

- Apropriar-se da literatura como um meio para que as crianças elaborem conhecimentos e condutas que as ajudem a lidar com os seus desejos, amores e temores;

- Oferecer às crianças noções básicas para a resolução de problemas relativos ao seu desenvolvimento e a transformação da própria vida;

- Incitar o enfrentamento das diferenças entre amigos; adquirir autonomia; administrar conflitos fraternos e dilemas edipianos; libertá-los das emoções positivas e negativas e superar as decepções/frustações.

- Estimular o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre figuras e textos), o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamentos convergentes e divergentes, as relações espaciais e temporais.

Projeto Integrador Águas Claras

 


O trabalho com projetos é de grande valia, pois integra os conteúdos dentro de um tema de interesse comum e fomenta uma melhor gestão dos conhecimentos a serem partilhados, motivando educador e educando à busca da construção da aprendizagem.

Para o ano letivo de 2017, o tema proposto será O meio ambiente: uma questão de educação. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores serão as chances de despertar nelas a consciência pela preservação.

O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, fazendo o aluno perceber-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, fomentador da conservação, desenvolvendo ações e posturas diante de problemas ambientais.

 

1º semestre
- A importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
- O ciclo da água.
- Os cuidados com a água potável.
- Fauna.
- Vida marinha.

 

2º semestre
- Os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Sustentabilidade.
- Reciclagem.
- Flora.

 

“A vida cresceu e se desenvolveu na Terra como uma trama, uma grande rede de seres interligados, interdependentes. Essa rede entrelaça de modo intenso e envolve conjuntos de seres vivos e elementos físicos. Para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia: esse conjunto de elementos, seres e relações constitui o seu meio ambiente.”  Parâmetros Curriculares Nacionais

Projeto Literário

 

Ferramenta pedagógica utilizada que proporciona um conjunto de ações e atividades elaboradas para promover um trabalho diferenciado em literatura. Objetivam despertar e conservar nos estudantes o gosto pela leitura, desenvolvendo competências como decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

Educação Financeira | Empreendedorismo

A educação financeira é uma das principais competências que asseguram a qualidade de vida no futuro. É preciso aprender a gerar dinheiro com responsabilidade e empreendedorismo, e saber gastar, economizar e investir, levando em consideração aspectos éticos e ambientais. Para isso, foi desenvolvido um programa inovador e exclusivo de educação financeira para estudantes.

Acreditamos que as aulas desenvolvem a inteligência financeira nos estudantes, desde o início, permitindo que usufruam dos próprios recursos de forma correta, superem desafios e aproveitem as oportunidades com mais segurança a partir de atitudes simples e conscientes.

As aulas acontecem dentro da grade curricular, para os alunos do 1º ao 5º ano, com livros de atividades e ferramentas pedagógicas.

 

LabMóvel

 

 

O LabMóvel (Laboratório Móvel de iPads) tem como objetivo ajudar as escolas inovadoras a usarem todo o potencial educacional e o ecossistema de aplicativos no iPad em sala de aula, visando tornar a experiência de aprendizagem mais atraente, interativa e dinâmica. O projeto, desenvolvido pela iPlace Educacional — revenda oficial da Apple no Brasil — e pela Mosyle — plataforma educacional —, promove o ensino diferenciado e alinhado às novas tendências, motivando os estudantes a participarem do processo de criação conjunta do conhecimento e preparando-os para as novas habilidades de carreira e educação.


Só plugar e transformar qualquer sala de aula

A infraestrutura tecnológica do projeto LabMovel é disponibilizada em um carrinho que pode ser levado para todos os lugares da escola, transformando qualquer ambiente em um laboratório do conhecimento. “Temos satisfação em fazer parte desse projeto, porque conseguimos oferecer o melhor ecossistema, com equipamentos Apple, auxiliando no desenvolvimento pedagógico e entregando ferramentas poderosas aos educadores”, afirma o Diretor Geral da iPlace, Matheus Mundstock.

 

Todo ambiente escolar em um touch

Competências como colaboração, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade são importantes na educação do futuro e é preciso que o ambiente digital escolhido pela escola acompanhe essa nova maneira de ensinar e aprender. Ao conectar alunos, professores e a própria escola a um ecossistema de aplicativos, a plataforma educacional Mosyle Shared cria novas oportunidades de aprendizado colaborativo com iPads compartilhados.

O aplicativo ajuda o professor a receber e organizar todos os arquivos criados pelos alunos em outros apps durante a aula.

 

Mais informações: http://www.iplace-educacional.com.br/

Cozinha Experimental | Asa Sul

Cozinhar para alguns é diversão, para outros é dever, mas, para os estudantes do Ensino Fundamental I, lidar com o alimento pode significar as duas coisas. As aulas na cozinha experimental, que mais parecem um momento de brincadeira são na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

 

O projeto conta com a colaboração das professoras regentes de cada turma, junto ao estagiário escolar.

 

Os pequenos estudantes colocam a mão na massa e produzem grandes receitas, escolhidas pelas professoras de acordo com o assunto trabalhado em sala de aula.

 

A cozinha experimental faz parte do jeito diferente de ensinar! A prática envolve todo o colégio e é um sucesso entre as crianças!

Projeto horta

O projeto horta tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.


Objetivos Específicos: 


- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido nas aulas praticadas na cozinha experimental;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular a criança a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.


O cultivo da horta é um valioso instrumento educativo no Galois. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

Xadrez

 

O xadrez é mais que um jogo. É uma diversão intelectual que tem algo de arte e muito de ciência. É, ademais, um meio de aproximação social e intelectual.
O xadrez é na ordem intelectual o que o esporte é na ordem material - um meio agradável de exercitar a parte do corpo humano que se deseja desenvolver.
O jogo desperta o espírito reflexivo e crítico, ampliando a capacidade do aluno para tomar decisões, dando-lhe uma pauta ética para a aquisição de valores morais, melhorando a segurança pessoal e a autoestima.

 

(Xadrez - um ensino multidisciplinar)