A junção da teoria à prática.

Projeto Integrador

 

 

“...é função da escola propiciar aos educandos espaços pertinentes de leitura, decompondo estes ambientes em situações lúdicas de aprendizagem.”

 

O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

A escolha do tema para nortear as atividades pedagógicas em 2017 visa contribuir para o desenvolvimento da criança, além de ser um recurso de entretenimento capaz de trabalhar a formação de valores dentro e fora do espaço escolar.

 

Ao se questionar sobre a formação do caráter e da conduta da criança em sala de aula, percebe-se que há necessidade de se inserir a literatura na formação intelectual e moral dos educandos; sendo do gênero textual, tanto as fábulas, quanto os contos e as histórias poderão ser utilizados como alternativas no desenvolvimento infantil.

O contato com as histórias infantis oportuniza as crianças ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida, visto que ouvir e ler histórias abrange entranhar-se num mundo curioso, carregado de surpresas, que diverte e ensina.

Os contos são relevantes para a vida das crianças, visto que, por intermédio dos conteúdos e das histórias neles inseridas, as crianças percebem que é possível vencer obstáculos que se apresentem em seu cotidiano, e que podem sair vitoriosas. Esse fator ocorre porque ao longo da trama, a criança vai se identificando com as personagens e vivificando a história. Conceitos, valores, costumes, inveja, morte, envelhecimento, a luta entre o bem e o mal; os conflitos internos importantes e concernentes aos seres humanos, são evidenciados nos contos tendo como finalidade oferecer desfechos otimistas ao leitor.

Tanto os contos como as fábulas são referenciais para as crianças elaborarem conhecimentos e condutas que ajudam a lidar com seus medos, desejos, amores e ódio, e outros, conceitos que na sua imaturidade apresentam-se amedrontados e insolúveis.

A criança necessita que lhes seja dado os direcionamentos simbólicos de como deve agir no meio em que vive, para que então possa amadurecer com segurança. Nos dias atuais mais que em tempos passados, a criança precisa da confiança oferecida pela imagem do adulto explicitado nos contos de fadas seja ele moderno ou não, a criança por meio de suas experiências com o mundo da fantasia é capaz de estabelecer relações significativas e compensadoras com o mundo que o cerca.

 

A fantasia e a magia de uma história encantam e despertam as imaginações da criança e, com isso, criam condições favoráveis para o desenvolvimento de uma mente criativa e inventiva.

 

Objetivos Gerais

 

- Promover o estímulo à escuta, à contação e a leitura de fábulas, contos e histórias;

- Permitir ao estudante a habilidade de analisar e apresentar a criticidade a despeito das obras;

- Permitir o jogo da subjetividade no universo infantil;

- Apropriar-se da literatura como um meio para que as crianças elaborem conhecimentos e condutas que as ajudem a lidar com os seus desejos, amores e temores;

- Oferecer às crianças noções básicas para a resolução de problemas relativos ao seu desenvolvimento e a transformação da própria vida;

- Incitar o enfrentamento das diferenças entre amigos; adquirir autonomia; administrar conflitos fraternos e dilemas edipianos; libertá-los das emoções positivas e negativas e superar as decepções/frustações.

- Estimular o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre figuras e textos), o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamentos convergentes e divergentes, as relações espaciais e temporais.

Projeto Literário

 

Ferramenta pedagógica utilizada que proporciona um conjunto de ações e atividades elaboradas para promover um trabalho diferenciado em literatura. Objetiva-se resgatar o prazer pela leitura e permitir o incentivo ao desenvolvimento de diferentes habilidades de linguagem.

LabMóvel

 

 

O LabMóvel (Laboratório Móvel de iPads) tem como objetivo ajudar as escolas inovadoras a usarem todo o potencial educacional e o ecossistema de aplicativos no iPad em sala de aula, visando tornar a experiência de aprendizagem mais atraente, interativa e dinâmica. O projeto, desenvolvido pela iPlace Educacional — revenda oficial da Apple no Brasil — e pela Mosyle — plataforma educacional —, promove o ensino diferenciado e alinhado às novas tendências, motivando os estudantes a participarem do processo de criação conjunta do conhecimento e preparando-os para as novas habilidades de carreira e educação.


Só plugar e transformar qualquer sala de aula

A infraestrutura tecnológica do projeto LabMovel é disponibilizada em um carrinho que pode ser levado para todos os lugares da escola, transformando qualquer ambiente em um laboratório do conhecimento. “Temos satisfação em fazer parte desse projeto, porque conseguimos oferecer o melhor ecossistema, com equipamentos Apple, auxiliando no desenvolvimento pedagógico e entregando ferramentas poderosas aos educadores”, afirma o Diretor Geral da iPlace, Matheus Mundstock.

 

Todo ambiente escolar em um touch

Competências como colaboração, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade são importantes na educação do futuro e é preciso que o ambiente digital escolhido pela escola acompanhe essa nova maneira de ensinar e aprender. Ao conectar alunos, professores e a própria escola a um ecossistema de aplicativos, a plataforma educacional Mosyle Shared cria novas oportunidades de aprendizado colaborativo com iPads compartilhados.

O aplicativo ajuda o professor a receber e organizar todos os arquivos criados pelos alunos em outros apps durante a aula.

 

Mais informações: http://www.iplace-educacional.com.br/

Educação Financeira

A educação financeira é uma das principais competências que asseguram a qualidade de vida no futuro. É preciso aprender a gerar dinheiro com responsabilidade e empreendedorismo, e saber gastar, economizar e investir, levando em consideração aspectos éticos e ambientais. Para isso, foi desenvolvido um programa inovador e exclusivo de educação financeira para estudantes.

Acreditamos que a educação financeira é uma das principais competências que asseguram a qualidade de vida no futuro. É preciso aprender a gerar dinheiro com responsabilidade e empreendedorismo, saber gastar, economizar e investir levando em consideração aspectos éticos e ambientais.

No Le Petit Galois estas aulas acontecem dentro da grade curricular, para os alunos do 1º ao 5º ano, com livros de atividades e ferramentas pedagógicas.

 

Xadrez

 

O xadrez é mais que um jogo. É uma diversão intelectual que tem algo de arte e muito de ciência. É, ademais, um meio de aproximação social e intelectual.
O xadrez é na ordem intelectual o que o esporte é na ordem material - um meio agradável de exercitar a parte do corpo humano que se deseja desenvolver.
O jogo desperta o espírito reflexivo e crítico, ampliando a capacidade do aluno para tomar decisões, dando-lhe uma pauta ética para a aquisição de valores morais, melhorando a segurança pessoal e a autoestima.

 

(Xadrez - um ensino multidisciplinar)